domingo, 22 de janeiro de 2017

MORAES TRAVA ACORDO DO MP COM A SUÍÇA, AO PEDIR LISTA PRÉVIA DE SUSPEITOS


MORAES TRAVA ACORDO DO MP COM A SUÍÇA, AO PEDIR LISTA PRÉVIA DE SUSPEITOS

Um dos cotados por Michel Temer para substituir Teori Zavascki no STF, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, travou a negociação de um acordo de cooperação entre os Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça para acelerar as investigações de corrupção na operação Lava Jato; segundo o jornalista Jamil Chade, negociação iniciada pelo procurador-geral Rodrigo Janot já estava avançada, mas o Ministério da Justiça pediu o nome de suspeitos e a lista de potenciais alvos que poderão vir a ser investigados; pedido não foi acatado pelo MP suíço; já foram apontadas contas na Suíça de vários aliados de Temer, como José Serra, acusado de receber R$ 23 milhões em uma conta secreta, por meio do banqueiro Ronaldo Cézar Coelho, além de Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB

Sob o comando de Alexandre de Moraes, o Ministério da Justiça brasileiro travou o processo de negociação de um acordo de cooperação com a Suíça para acelerar as investigações de corrupção no âmbito da operação Lava Jato. 

Proposta em março de 2016 pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o acordo pretende criar uma força-tarefa com o Ministério Público suíço para depurar milhares de páginas de extratos bancários, levantar identidade de suspeitos e tratar de acordos de delações premiadas ainda não celebrados. 

As autoridades suíças aprovaram a iniciativa e começaram a escolher os integrantes da equipe. Passado quase um ano, porém, o lado brasileiro não conseguiu fazer sua parte nem consolidar a cooperação.

Segundo reportagem do jornalista Jamil Chade, o Executivo do Brasil pediu o nome de suspeitos e a lista de potenciais alvos que poderão vir a ser investigados. A condição causou estranhamento, e o pedido não foi acatado.

Diante da interrupção dos avanços na celebração do acordo, em novembro do ano passado, Rodrigo Janot voltou a apresentar a proposta para Michel Temer, em encontro que participou também Alexandre de Moraes e o ministro de Relações Exteriores, José Serra. 

Dias depois, contudo, os suíços receberam e-mail do Ministério da Justiça no qual o governo brasileiro dizia não ter chegado a um consenso sobre o assunto e, portanto, o projeto estava cancelado. Sem entender o motivo do entrave, autoridades de Berna encaminharam a mensagem à PGR. A instituição brasileira pediu explicações a Moraes, que alegou não ter conhecimento do e-mail e prometeu solucionar o impasse.

Entre os investigados pelos ministérios públicos brasileiro e suíço estão integrantes e aliados do governo de Michel Temer, como José Serra, que é acusado de receber R$ 23 milhões em propina em uma conta secreta (leia aqui). Segundo a delação da Odebrecht, o dinheiro foi destinado a Serra por meio da conta do banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. Este, por sua vez, pagou várias de suas despesas na campanha presidencial de 2010, como o jato usado pelo candidato tucano (leia mais). 

Além de Serra, o deputado cassado Eduardo Cunha e o ex-deputado Henrique Eduardo Alves também são acusados de manter dinheiro não declarado no país europeu.

Via brasil 247
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE
PREFEITURA DE BETÂNIA - PE A FORÇA DO POVO, CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

FARMÁCIA VISÃO SERRA TALHADA-PE

Farmácia Visão tem um banco postal que aceita contas de Água, luz, telefone, Detran, e outros boletos bancários. Farmácia Visão - Evoluindo para melhor lhe atender !

SERRALHARIA 2 IRMÃO, SERRA TALHADA-PE

Avenida Triunfo , 440 - Serra Talhada-Pernambuco. Fones: (87)98853-9484/ (87)99618-7118/ (87)996700306

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

THIAGO VEÍCULOS

THIAGO VEÍCULOS

ART CEELL

Rua Enock Ignácio de Oliveira / Vizinho ao Mercado Público / Serra Talhada

VENT REFRIGERAÇÃO

VENT REFRIGERAÇÃO
Rua Espírito Santos - Paulo Afonso - Bahia Fone: 75 3281-4944 / 75 99145-3737 / 75 98856-1673

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog