quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Paulo Câmara pagou por slogan que vereador usou de graça em Salvador Bahia


Por Fernando Castilho do JC

Câmara pagou por slogan que vereador usou de graça

No meio do debate que está se desenvolvendo nas redes sociais, a partir de uma observação pertinente do jornalista Giovane Sandes da Coluna Pinga Fogo, do Jornal do Comercio, sobre uma curiosa coincidência de slogans adotados pelo governo Paulo Câmara e um vereador do PSDB de Salvador (também Paulo Câmara) na campanha para reeleição ano passado, tem um aspecto interessante que depois de dois anos já virou uma outra marca do governo Paulo Câmara: responder com nota quando o assunto é embaraçoso.

Isso não quer dizer que os secretários não se comuniquem bem com jornalistas. Mas se existe uma prática recorrente que é a fuga quando o assunto é difícil. Quase todos mandam um assessor redigir uma nota de poucas linhas para atender ao pedido de informações por um jornalista impertinente.

É uma técnica interessante pois sabendo que a crítica será forte, uma nota resolve aquele procedimento técnico do jornalismo de ouvir as duas partes. E é uma maneira inteligente de eliminar o debate pois com a nota o assunto não prossegue na mídia. O governo Paulo Câmara, podemos dizer, funciona com notas curtas de assessorias quando o tema é difícil.

Mas voltemos ao tema “Presença que faz a diferença” que levou ao governo a, mais uma vez, mandar uma nota sobre um assunto indigesto.

E para começar façamos uma pergunta bem simples: se um criativo encarregado de escrever um novo slogan para um governo de Estado fosse informado que um vereador estava, inadvertidamente, usando um slogan criado por ele numa campanha proporcional ficaria calado e não tomaria nenhuma providência?

Qualquer pessoa que conheça qualquer publicitário sabe que se existe um profissional zeloso com seus produtos intelectuais é um publicitário. Aliás, a briga por slogans é a razão de muitos deles. A crônica da publicidade está cheia de embates de criativos esculhambando um outro que tenha se aproximado de uma sacada sua. Esse é o padrão: publicitário não abre mão de criação.

Então neste caso importa pouco se foi a agência do governo quem criou a frase “Presença que faz a diferença” ou se foi alguém que ajudou ao vereador Paulo Câmara. O que chama atenção é que até Giovane Sandes informar a coincidência ninguém do governo questionou o vereador sobre uso de propriedade intelectual.

Importa pouco se o governo usou a frase em peças teste. O que importa é que – tendo pago por um slogan – viu alguém usá­lo e não tomou nenhuma providência. A questão é simples: como o governo de Pernambuco pagou por um serviço viu ele ser usado por outra pessoa e não fez nada.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE
PREFEITURA DE BETÂNIA - PE A FORÇA DO POVO, CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

FARMÁCIA VISÃO SERRA TALHADA-PE

Farmácia Visão tem um banco postal que aceita contas de Água, luz, telefone, Detran, e outros boletos bancários. Farmácia Visão - Evoluindo para melhor lhe atender !

SERRALHARIA 2 IRMÃO, SERRA TALHADA-PE

Avenida Triunfo , 440 - Serra Talhada-Pernambuco. Fones: (87)98853-9484/ (87)99618-7118/ (87)996700306

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

THIAGO VEÍCULOS

THIAGO VEÍCULOS

ART CEELL

Rua Enock Ignácio de Oliveira / Vizinho ao Mercado Público / Serra Talhada

VENT REFRIGERAÇÃO

VENT REFRIGERAÇÃO
Rua Espírito Santos - Paulo Afonso - Bahia Fone: 75 3281-4944 / 75 99145-3737 / 75 98856-1673

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog