domingo, 23 de julho de 2017

Gigantesco asteroide passará muito próximo a Terra neste domingo

Conhecido como 2017 BS5, este corpo celeste foi descoberto em janeiro pelo observatório de Haleakala (Havaí) e viaja a uma velocidade de 5,8 km por segundo.

Neste domingo (23), um asteroide de entre 40 e 90 metros de diâmetro passará muito perto da Terra, de acordo com os dados do programa de Objetos Próximos da Terra (NEOs, na sua sigla em inglês) que faz parte do Laboratório de Propulsão a Reação da NASA.
Conhecido como 2017 BS5, o asteroide foi descoberto em janeiro pelo observatório de Haleakala do Havaí e voa a velocidade de 5,8 km por segundo. O objeto se aproximará a uma distância de 1,9 milhões de km da Terra, o que equivale a 3,2 distâncias lunares. A passagem deste corpo celeste não deverá representar nenhum risco e será o primeiro de várias aproximações de objetos semelhantes que já se produziram ao longo do ano. Por exemplo, Ron Baalke, cientista da agência espacial, publicou neste maio uma lista de vários asteroides conhecidos que se aproximaram da Terra a menos de 5 luas de distância.
Entre eles se destaca o 2012 TC4 que passará por nosso planeta em 12 de outubro. Estima-se que o tamanho de seu diâmetro pode variar de 12 a 40 metros e alguns astrônomos asseguram que a probabilidade de um choque contra a Terra é bastante alta, já que voará somente a 0,23 distâncias lunares. No começo de julho, a NASA revelou um plano para desviar asteroides, sendo que este projeto único buscará utilizar “a técnica de impacto cinético”, visando, pela primeira vez na história, alterar a trajetória de um asteroide. Fonte: Jornal do Brasil