segunda-feira, 3 de julho de 2017

PSB liga o sinal de alerta com mais uma derrota


Coluna Radar Político (02/07) – PSB liga o sinal de alerta com mais uma derrota

A vitória de Hélio dos Terrenos (PTB) na eleição suplementar ocorrida ontem, em Belo Jardim, representa para o Palácio do Campo das Princesas uma derrota de valor simbólico e eleitoral significativo. Tudo porque esta já é a segunda somente neste ano em eleições suplementares e justamente para aliados do senador Armando Monteiro. A primeira foi em Ipojuca onde a petebista Célia Sales venceu Carlos Santana, candidato apoiado por Paulo Câmara.

Hélio foi eleito com 18.984 votos, o que representa 46,05% dos votos, enquanto que Luiz Carlos (PSB), candidato do Palácio, obteve 13.800 votos (33,47%), já Gilvandro Estrela (PV), apoiado pelo ministro Mendonça Filho (DEM), alcançou apenas 8.442 votos (20,48%).

O sucesso do PTB na “Terra dos Músicos e do Bitury” amplia a influência de Armando na região, político que na eleição do ano passado já havia comemorado a vitória de aliados importantes no Agreste, a exemplo de Izaias Régis (Garanhuns) e Raquel Lyra (Caruaru).

As derrotas em Ipojuca e Belo Jardim para candidatos petebistas provam que 2018 começou antes do previsto e isso liga o sinal de alerta do PSB.

Qual é a música? – Derrotado em seu reduto eleitoral três vezes consecutivas, em 2012 com sua irmã Andrea Mendonça, em 2016 com Dr. Maneco e ontem com Gilvandro Estrela, o ministro Mendonça Filho já pode escolher a música.

O certo pelo duvidoso – Mesmo tendo o seu espaço garantido para disputar o Senado Federal pela Frente Popular, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB, imagem) deve esta avaliando com atenção o risco de trocar uma reeleição certa para a Câmara Federal por uma disputa majoritária ao lado do governador Paulo Câmara, pois corre sério risco de não se eleger.

Reconsiderando – A possibilidade da construção de uma coalizão formada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra (ainda no PSB), além dos ministros Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) em contraponto à Frente Popular, deverá fazer com que Jarbas e outros políticos reavaliem os seus planos em relação a 2018.

Em risco – Não deverá ser fácil a reeleição da deputada estadual Roberta Arraes (PSB). Pesa contra ela não só fato do seu esposo ter perdido a prefeitura de Araripina para Raimundo Pimentel, mas também a necessidade de votos que terá que obter para conseguir ser eleita em uma coligação do PSB, visto que em 2014 ficou na suplência com 38 mil votos e agora já não dispõe da mesma estrutura da época.

No muro – Embora filiado ao PT, um dos partidos que compõe a bancada de oposição a Paulo Câmara, o deputado estadual Paulinho Tomé (PT) não apresentou um só posicionamento crítico ao Governo do Estado desde que chegou há seis meses na ALEPE.

De malas prontas? – Há quem afirme que Paulinho deva se filiar no próximo ano a um partido da base governista. Caso esta informação se confirme, o jovem parlamentar estaria cavando a própria sepultura política, pois deixaria de disputar sua reeleição com competitividade pela oposição para servir apenas de calda na Frente Popular.

Perdendo o sono – Os prefeitos Joaquim Neto (Gravatá) e Júnior Matuto (Paulista) correm sério risco de não completarem o mandato por conta de problemas na Justiça Eleitoral. O primeiro já está com o processo esperando julgamento no TSE, enquanto que o segundo recebeu recentemente uma decisão em seu desfavor do juiz da 14º zona eleitoral, que alega ter evidências de crimes como fraude, corrupção e abuso do poder econômico cometido pela sua chapa durante a eleição municipal de 2016.

Voltando atrás – Após demitir o médico Dr. Camilo Lobo (imagem) no mês de maio, o prefeito Pel Lages (PEN) voltou atrás e se comprometeu em trazer de volta o profissional. Bastante querido no município, Dr. Camilo já estava tendo o seu nome lançado para a política local, inclusive vários deputados já estavam de olho nele em busca de apoio para a eleição do próximo ano. A previsão é que o médico volte a trabalhar no hospital municipal já no mês de agosto.

Herança maldita ainda rende – O prefeito Elimário Farias (Barreiros) tem enfrentado um desafio fora do comum para administrar o município. Nos primeiros seis meses deste ano já foram retidos mais de R$ 6,1 milhões no FPM do município para o pagamento dívidas.

Substituto – Cresce os rumores de que o prefeito de Xexéu, Eudo Magalhães (PSB), deverá substituir o deputado João Fernando por Sebastião Oliveira (PR) para federal. A medida seria uma retaliação a atitude do prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB), ter trocado o deputado Clodoaldo Magalhães por Aluísio Lessa. Clodoaldo Magalhães é filho de Eudo, enquanto que João Fernando é filho de Eduardo Coutinho. Nas eleições de 2014 ambos realizaram uma dobradinha em Xexéu e Água Preta.

Compensação – Ainda que perca o apoio em Xexéu, João Fernando não deverá ter dificuldades em se reeleger já que ampliou bastante a sua base. Uma delas é Arcoverde, onde contará com o apoio da prefeita Madalena Brito (PSB) e deverá alcançar uma votação expressiva no município sertanejo.

Fenômeno das redes – Conhecida como pesadelo do PSB pernambucano por ter coragem de trazer a tona denúncias que envolvem figurões da sigla, a destemida blogueira Noelia Brito anunciou que não pretende concorrer a nenhum cargo eletivo em 2018. A sua decisão não a impedirá que participe ativamente da política no próximo ano, pois é uma grande formadora de opinião e sabe dominar como ninguém as ferramentas disponíveis das redes sociais, onde possui um número significativo de seguidores.

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com

Escrito por Wellington Ribeiro
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE
A FORÇA DO POVO, CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

VEREADOR ZÉ DO FOSCO

THIAGO VEÍCULOS

THIAGO VEÍCULOS

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

VENT REFRIGERAÇÃO

VENT REFRIGERAÇÃO
Rua Espírito Santos - Paulo Afonso - Bahia Fone: 75 3281-4944 / 75 99145-3737 / 75 98856-1673

ART CEELL

Rua Enock Ignácio de Oliveira / Vizinho ao Mercado Público / Serra Talhada

SERRALHARIA 2 IRMÃO, SERRA TALHADA-PE

Avenida Triunfo , 440 - Serra Talhada-Pernambuco. Fones: (87)98853-9484/ (87)99618-7118/ (87)996700306

FARMÁCIA VISÃO SERRA TALHADA-PE

Farmácia Visão tem um banco postal que aceita contas de Água, luz, telefone, Detran, e outros boletos bancários. Farmácia Visão - Evoluindo para melhor lhe atender !

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog