domingo, 17 de dezembro de 2017

TRE-PE VAI CONCLUIR RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO


Em Pernambuco, 77 cidades já finalizaram o recadastramento biométrico e votaram nas eleições de 2016 por meio do sistema biométrico, o que corresponde a cerca de 3,5 milhões de eleitores. O TRE-PE ainda deve concluir o recadastramento em mais 38 municípios do Estado até o próximo pleito, elevando esse número para 4 milhões de pessoas que irão confirmar a sua identidade no ato do voto com a impressão digital. O tribunal recomenda que seja feito o agendamento pela internet para evitar filas, mas caso o eleitor compareça nos postos de atendimento sem agendar, poderá ser atendido presencialmente por ordem de chegada, mas a prioridade ainda é para o agendamento online. 

Não há uma multa por não realizar a biometria, mas sim pela ausência do pleito. Se o eleitor deixa de fazer a biometria, tem seu título cancelado e, portanto, não poderá votar. Com isso ele termina por não comparecer na seção e, consequentemente, paga uma multa de R$ 3,50 por turno.
O local de recadastramento no Recife funciona na Central de Atendimento ao Eleitor, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, área Central da cidade. Diariamente, a capacidade de atendimento é de até 600 pessoas. O procedimento demora em torno de 10 minutos para tirar a fotografia, cadastrar a impressão digital e assinatura digital do eleitor. 

Apesar da confiabilidade atribuída à urna eletrônica brasileira, ainda surgem dúvidas em relação à confirmação da identidade do eleitor no ato do voto. “Com a biometria acaba isso, porque o eleitor ele terá que acionar a urna com a sua digital única e com isso a eleição fica mais fidelizada, a urna que é inviolável junto com o eleitor que é identificado biometricamente”, afirmou o assessor da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos. Outra vantagem é a fidelização do eleitorado. “Se na última eleição faltou 20% da população que não votou, quando eu faço a biometria e excluo os eleitores que não moram mais naquela cidade, o candidato vai ter uma noção real do eleitorado que está comparecendo”, conta Lemos. 

Tomando a capital pernambucana como exemplo, antes da biometria, a abstenção no dia da eleição chegava a ultrapassar 20%. Após o recadastramento, passou a ser de 6%.

PE Noticias
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE

PREFEITURA DE BETÂNIA - PE
PREFEITURA DE BETÂNIA - PE A FORÇA DO POVO, CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO

PREMOCIL

PREMOCIL
Construindo sonhos

Nildo da Sprinter - Flores - PE

Nildo da Sprinter - Flores - PE
TEL: (87) 99933-8989 (87)981225014

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

Pajeú Refrigeração - Flores/PE

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

ART CEELL

Rua Enock Ignácio de Oliveira / Vizinho ao Mercado Público / Serra Talhada

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog