segunda-feira, 7 de maio de 2018

Projeto ocupa espaços culturais de Petrolina com o hábito saudável da leitura


Projeto ocupa espaços culturais de Petrolina com o hábito saudável da leitura

Depois da criação de uma biblioteca volante – o ‘Fuscateca’ - e de arrecadar e distribuir livros entre comunidades carentes, o mais novo projeto dos clubes ‘Leia’ e ‘Leia Mais’ vai ocupar literariamente e literalmente alguns espaços culturais de Petrolina - PE.

A proposta teve início na manhã do último sábado (5), em meio ao verde e à sombra das árvores do parque Josepha Coelho. Os sócios, alunos do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental (Leia) e do 9º Ano a 3ª série do Ensino Médio (Leia Mais) do Plenus Colégio e Curso, realizaram a reunião mensal dos clubes com uma verdadeira roda de leitura.

A ideia, segundo o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, é oxigenar o saudável hábito da leitura com encontros em lugares com referências culturais marcantes. “Nossas reuniões até então aconteciam somente na Biblioteca da escola. Com este projeto vamos despertar também o sentimento de pertencimento dos alunos a partir do contato mais próximo com as raízes e as referências de espaços, a exemplo da Biblioteca Cid Carvalho, Lula Cardoso Ayres e a galeria Ana das Carrancas”.

Para Nicole Albuquerque, de 15 anos, que estuda o 1º Ano e faz parte do clube desde janeiro último, a iniciativa já está aprovada. Garantindo estar muito confortável e à vontade em meio à paisagem do parque, ela falou do livro ‘O Teorema Katharine’, de Jonh Green, que acabou de ler. Ao seu lado, outro sócio, Kelvin Mascarenhas, também da mesma idade e do mesmo ano, relatou suas impressões da obra ‘Diário de Anne Frank’.

Após a narrativa de cada um dos sócios, o grupo avalia as obras e trocando ideias recomenda aos colegas as próximas leituras de cada um. “Eles gostam mais dos gêneros literários épico, lírico e dramático e essas rodas de leitura e troca de livros funcionam como gatilhos motivadores”, pontuou.

Nascimento lembrou ainda que em cada encontro os alunos acumulam cinco pontos e que ao final do projeto serão convertidos em um Vale-Livro, que poderá ser descontado em livraria e sebos de Petrolina e Juazeiro. Estes pontos também poderão se transformar em notas nas disciplinas de Redação, Português e Literatura.

De acordo com a diretora pedagógica do colégio, Sílvia Santos, os clubes de leitura foram criados pela professora Simone Ramos (in memorian) em 2009 com 20 sócios e uma vontade enorme de crescer. “Hoje contamos com mais de 100 integrantes distribuídos no Viva Leitura (Plenus Junior- Educação Infantil), Leia (alunos do 6º ao 8º ano) e Leia Mais (do 9º ano a 3º Ano)”, concluiu Silvia Santos.

CLAS Comunicação & Marketing





Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREMOCIL

PREMOCIL
Construindo sonhos

Nildo da Sprinter - Flores - PE

Nildo da Sprinter - Flores - PE
TEL: (87) 99933-8989 (87)981225014

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

ART CEELL

Rua Enock Ignácio de Oliveira / Vizinho ao Mercado Público / Serra Talhada

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog