segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Prejuízo dos feriados prolongados para o varejo é estimado em R$ 11,8 bilhões, em 2020



Prejuízo dos feriados prolongados para o varejo é estimado em R$ 11,8 bilhões, em 2020

Especialista dá dicas para quem deseja alavancar as vendas, para garantir a lucratividade dos negócios neste ano

Os feriados nacionais terão impacto de 11,8 bilhões de reais no varejo nacional, em 2020, segundo levantamento realizado pela FecomercioSP. No total serão seis feriados prolongados que cairão em sextas ou segundas-feiras, dentre os nove nacionais. De acordo com a entidade, a perda será 53% maior do que a estimativa realizada em 2019 de 7,6 bilhões de reais. Dentre os setores que sofrerão a maior perda no período estão o comércio de combustível, artigos de papelaria e joias e relógios, com prejuízo de 4,48 bilhões de reais, alta de 47% em comparação ao ano passado. 

Os empresários e gestores devem ficar atentos ao processo de vendas, para garantir a lucratividade de seus negócios, mesmo diante da sazonalidade. “Alguns feriados como Carnaval e Corpus Christi contam como pontos facultativos e demandam ainda mais dias de folga, afetando inclusive o funcionamento do serviço público. O ano também terá os feriados municipais e estaduais e isso acaba impactando a produtividade do comércio”, comenta Alberto Júnior, especialista em vendas e fundador do Grupo Life Brasil - holding especialista em seguros de vida.

De acordo com o especialista que em sua trajetória de empreendedorismo que foi responsável por treinar 700 vendedores em seu time de trabalho e mais de 15 mil pessoas no campo de vendas, algumas estratégias podem ajudar a garantir a lucratividade das empresas nesse período.

“O empreendedor e os vendedores precisam ter um desempenho maior nesses períodos, com foco, métricas semanais e balizadores da sua estratégia, com base no seu negócio. Isso aumenta a geração da receita para a empresa. Estabelecer uma meta de vendas que deve ser realizada semanalmente, ajuda na precificação do seu produto e na geração de valor”, comenta o especialista. 

Para quem atua com vendas diretas, mensurar a taxa de conversão de atendimento é um fator chave para aumentar as vendas. “O vendedor precisa saber quantos atendimentos deverão ser feitos durante a semana e quais são os melhores dias para vendas, conforme o perfil de cada cliente, pois quanto maior a sua performance, maior será o seu engajamento”, explica Alberto Júnior.

Para a geração de resultados de vendas é preciso planejar o resultado que você deseja obter. “Uma dica é estabelecer um valor de faturamento, a partir disso serão realizadas as estratégias que o ajudarão a alcançar os resultados. O cliente também precisa saber quem é a sua empresa, o que ela faz e porque ele precisa utilizar os seus produtos ou serviços”, comenta o especialista. “O investimento em publicidade e redes sociais também é uma boa opção, ações de marketing criativas ajudam a atrair mais clientes”, explica.


Por Kesly Ferreira Via e-mail
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