Sertão: Nível da barragem Senador Nilo Coelho em Terra Nova sobe e plano de contingenciamento no município pode ser ativado


Sertão: Nível da barragem Senador Nilo Coelho em Terra Nova sobe e plano de contingenciamento no município pode ser ativado

O nível de água da barragem Senador Nilo Coelho, no município de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, está subindo significativamente por conta das fortes chuvas que têm ocorrido na região. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), nos últimos dois dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou o acumulado de 186 mm na cidade e a previsão é a de continuidade de chuva na localidade.

Segundo a Seinfra, dessa maneira deve haver aumento do nível de água na barragem nos próximos dias. Atualmente, o reservatório está com 65,924% de sua capacidade (a capacidade máxima é de 22,7 milhões de metros cúbicos de água).

A Seinfra afirmou que está em contato com a Defesa Civil Estadual e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) para, em conjunto e se necessário, ativar o Plano de Contingência do município de Terra Nova, prezando pela segurança e bem-estar da população.

“A ativação do Plano de Contingência deverá ser feita pela Prefeitura do Município quando o nível de água da Barragem atingir 106,30m (faltando 70cm para o vertimento), a fim de garantir o tempo necessário para evacuação dos moradores próximos da barragem”, destaca a nota.

O comportamento da barragem, segundo a Seinfra, está sendo monitorado, visando cumprir as diretrizes da Lei 12.334 que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens. De acordo com a secretaria, desde o início do ano, a descarga de fundo está aberta para reduzir o nível de água acumulado e manter o nível de segurança para a população.

A Seinfra também destacou que, além disso, neste período, as defesas civis estadual e municipal trabalharam para produzir o Plano de Contingência para os municípios potencialmente afetados.(Via: G1 Petrolina)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE