MPF flagra derramamento de esgoto em obras de transposição do São Francisco na Paraíba




MPF flagra derramamento de esgoto em obras de transposição do São Francisco na Paraíba

O sistema de esgotamento sanitário do município de Monteiro,no interior da Paraíba, tem desembocado nas águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). O flagrante foi dado pela inspeção do Ministério Público Federal (MPF) que já cobrou providências à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), à Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Governo da Paraíba e à Prefeitura Municipal de Monteiro.

De acordo com o portal G1, as obras de transposições são acompanhadas pelo MPF desde 2017 e segundo a procuradora Janaina Andrade, o problema do esgotamento sanitário em Monteiro, tido como uma das obras complementares ao Pisf, não foi solucionado.

Leia mais:anos da inauguração, não há conclusão do esgotamento sanitário. Isso pode interferir na operação comercial do Projeto de Integração do São Francisco”, avisou a procuradora. Segundo ela, há descaso com a obra, que teve um elevado dano ambiental.

Andrade relembra que o MPF e o MPPB já fizeram termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município de Monteiro e com a Cagepa, após o corte de energia por falta de pagamento na estação elevatória da região. O objetivo foi tentar equacionar a divergência sobre quem seria o responsável pelo pagamento da conta que girava em torno de R$ 200.

Com esse cenário do derramamento de esgoto nas obras de transposição, o MPF enviará relatórios de inspeção ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Até o fechamento dessa reportagem a Cagepa e a Prefeitura de Monteiro não se pronunciaram sobre o assunto.

Via opovocomanoticia.blogspot.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE