Blog Benjamin Leite

MPF flagra derramamento de esgoto em obras de transposição do São Francisco na Paraíba




MPF flagra derramamento de esgoto em obras de transposição do São Francisco na Paraíba

O sistema de esgotamento sanitário do município de Monteiro,no interior da Paraíba, tem desembocado nas águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). O flagrante foi dado pela inspeção do Ministério Público Federal (MPF) que já cobrou providências à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), à Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Governo da Paraíba e à Prefeitura Municipal de Monteiro.

De acordo com o portal G1, as obras de transposições são acompanhadas pelo MPF desde 2017 e segundo a procuradora Janaina Andrade, o problema do esgotamento sanitário em Monteiro, tido como uma das obras complementares ao Pisf, não foi solucionado.

Leia mais:anos da inauguração, não há conclusão do esgotamento sanitário. Isso pode interferir na operação comercial do Projeto de Integração do São Francisco”, avisou a procuradora. Segundo ela, há descaso com a obra, que teve um elevado dano ambiental.

Andrade relembra que o MPF e o MPPB já fizeram termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município de Monteiro e com a Cagepa, após o corte de energia por falta de pagamento na estação elevatória da região. O objetivo foi tentar equacionar a divergência sobre quem seria o responsável pelo pagamento da conta que girava em torno de R$ 200.

Com esse cenário do derramamento de esgoto nas obras de transposição, o MPF enviará relatórios de inspeção ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Até o fechamento dessa reportagem a Cagepa e a Prefeitura de Monteiro não se pronunciaram sobre o assunto.

Via opovocomanoticia.blogspot.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

premocil

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE