segunda-feira, 5 de novembro de 2018

HINO DE FLORES, NO SERTÃO DO PAJEÚ, PODE TER SIDO PLAGIADO


HINO DE FLORES, NO SERTÃO DO PAJEÚ, PODE TER SIDO PLAGIADO

Na última quinta-feira (1), o Professor, Escritor e colunista do Farol, Paulo César Gomes, foi contactado pelo baiano Adilson Mota, a respeito de um suposto plágio do Hino da cidade Flores, no Sertão do Pajeú.
O fato teria relação com a cidade de Feira de Santana, uma das maiores do interior da Bahia. Mota ainda repassou para o professor serra-talhadense um link de um site abordando a polêmica.
“Fiquei muito surpreso com a polêmica envolvendo um possível plágio do Hino de Flores. O que me recordo é que em 2017 fui procurado por e-mail por Carlos Melo, o mesmo que é citado na matéria, sobre informações a respeito do Hino da cidade Flores. O que pude repassar para ele foi a letra e os nomes dos autores, com base no livro que conta a história da cidade pajeuzeira, de autoria de Berlamino de Souza Neto. Espero que em breve a polêmica seja desfeita e que as dúvidas sejam de fato esclarecidas”, disse Paulo César Gomes.
Leia a matéria publicada no site Bahia Notícias
“Hino de Feira de Santana pode ter sido fruto de plágio, diz vereador
O hino da cidade de Feira de Santana, feito para homenagear a Princesa do Sertão e criado por Georgina Erisman, pode ter sofrido plágio. O vereador Roberto Tourinho (PV), informou em pronunciamento na Câmara que suspeita do assunto e está averiguando a situação.
O vereador conta que descobriu o fato através de um amigo que, pesquisando na internet sobre a cidade, descobriu que a cidade de Flores, fundada em 11 de setembro de 1858 em Pernambuco, possui um hino com estrofes praticamente iguais às do hino feirense. Em alguns trechos, mudou-se apenas uma palavra de um hino para outro.
O vereador Cadimiel Pereira sugeriu então que Tourinho fizesse um requerimento à cidade de Flores, a fim de averiguar quando o hino da cidade pernambucana foi criado, para ajudar na conclusão sobre quem plagiou quem.
Segundo o historiador professor e pesquisador Carlos Melo, o hino de Feira de Santana foi feito em 1928. Já o professor Oscar Damião, afirma que o hino da cidade foi feito em 1930. “Se for de 30 tem 88 anos, se for de 1928 tem 90 anos. Em uma pesquisa feita pelo nosso amigo Hiram Freire, ele identificou e está na internet que existe uma cidade de Pernambuco chamada Flores, que tem uma população de 22 mil habitantes, faz aniversário no dia 11 de setembro, foi fundada em 1858 e tem 160 anos. Feira tem 185 anos, ou seja, 25 anos a mais que a cidade de Flores”, afirmou o vereador.
Ele afirmou também que, na pesquisa, foi identificado que a primeira estrofe do hino de Feira é: “Salve ó terra formosa e bendita, paraíso com o nome de Feira. Toda cheia de graça infinita, és do norte a princesa altaneira”. Já a primeira estrofe do hino da cidade de Flores, diz: Salve ó terra formosa, tu és bendita. Nosso lar com nome de Flores. Toda cheia de graça infinita, do sertão és a fada de amores”.
Outro trecho suspeito de plágio, segundo o site Acorda Cidade, é a segunda estrofe. Em Feira, o hino diz: “Bem nascida entre verdes colinas, sob o encanto de um céu azulado. Ao estranho tu sempre dominas com poder do teu clima sagrado”. Em Flores, o trecho é: “Bem nascida entre verdes colinas, sob o encanto de um céu azulado. Ao estranho tu sempre dominas, com o poder do teu riso sagrado”.
O vereador afirma também que irá fazer um requerimento na Câmara de vereadores, afirmando que na internet é possível ter acesso ao hino de Flores, no entanto, não é possível encontrar o ano em que foi escrito.
“A cidade de Flores tem 160 anos, e nós temos 185 anos, porém não sabemos quem construiu primeiro. Vou visitar o instituto histórico e geográfico de Feira de Santana e vou levar o que nós identificamos. Estamos falando de um hino que tem 88 ou 90 anos, então vamos fazer um requerimento e esperar que o município de Flores responda, para que saibamos em que ano foi feito o hino da cidade de Flores, em Pernambuco”, afirmou.”
Blog Farol de noticias
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREMOCIL

PREMOCIL
Construindo sonhos

Nildo da Sprinter - Flores - PE

Nildo da Sprinter - Flores - PE
TEL: (87) 99933-8989 (87)981225014

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog