Sirenes tocam em Brumadinho e alertam moradores sobre risco de novo rompimento



Foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Sirenes tocam em Brumadinho e alertam moradores sobre risco de novo rompimento

O alerta foi disparado às 5h30m, orientando os moradores a deixarem suas casas e buscarem abrigo em locais mais altos da cidade

As sirenes de alerta tocaram em Brumadinho na manhã deste domingo, às 5h30m, e moradores começaram a deixar suas casas em pânico. De acordo com informações preliminares, outra barragem estaria em risco. Na sexta-feira,outra barragem no Córrego do Feijão se rompeu . Em nota, a Vale afirmou que a sirene foi disparada devido ao aumento dos níveis de água na barragem 6, uma das que compõe o complexo de Brumadinho. De acordo com a empresa, a população da região está sendo deslocada para pontos previstos no plano de emergência.

Também no início desta manhã, um engenheiro da mineradora disse que a instabilidade da barragem aumentou, passando para classificação nível 2 numa escala de 3. Equipes de resgate estão reunidas, mas uma forte neblina prejudica o trabalho.

A informação de que essa outra barreira teria se rompido havia sido relatada por moradores da região na manhã deste sábado, o que não foi confirmado pelas autoridades. Desde ontem, a Vale havia informado que monitorava a estabilidade da barragem 6 a cada uma hora e realizava drenagem com o uso de bombas, para reduzir a quantidade de água.

Subiu para 34 o total de corpos resgatados em Brumadinho. Um ônibus soterrado e com ocupantes mortos foi encontrado . Uma pousada foi destruída . As mortes confirmadas, portanto, já superam o registrado na tragédia de Mariana, em 2015, quando houve 19 vítimas . Voluntários de Mariana estão ajudando no trabalho de busca por desaparecidos em Brumadinho. A equipe que participa de resgate afirmou que a maioria dos corpos pode nunca ser encontrada .

Após a tragédia em Brumadinho, o gabinete de crise do governo federal recomendou vistoria em todas as barragens do país .

Agência O Globo | Postado em: 27/01/2019 às 08:10:48

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE