Sisu começa com 14.931 vagas em Pernambuco



Sisu começa com 14.931 vagas em Pernambuco

Diário de Pernambuco
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje e tiveram o prazo ampliado em dois dias por causa dos erros reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) na divulgação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A plataforma estará aberta até este domingo (26) e não mais até a sexta-feira (24), como previsto anteriormente. De acordo com o MEC, as inconsistências ocorreram em cerca de 6 mil provas dos 3,9 milhões de participantes do Enem 2019. No Sisu 2020.1, entre as universidades e institutos federais de Pernambuco, 14.931 vagas são oferecidas.
Das vagas oferecidas no estado, 6.982 são na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos campi Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é a segunda instituição com o maior número de vagas. São 4.340 em 73 cursos, sendo 2.170 na ampla concorrência e 2.170 no sistema de cotas. A Universidade de Pernambuco (UPE) disponibiliza 1.740 vagas de 64 cursos pelo sistema. Dessas, 1.397 são pela ampla concorrência e 343 por ações afirmativas. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferece 800 vagas em Pernambuco, sendo 720 em Petrolina e 80 em Salgueiro.
O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) oferece 390 vagas de 10 cursos pelo Sisu. Do total, 135 são pela ampla concorrência, 20 de ações afirmativas e 235 pela Lei de Cotas. Já o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) tem 22 cursos com 679 vagas – sendo 315 pela ampla concorrência, 22 por ações afirmativas e 342 pela Lei de Cotas – no Sisu.
Já aprovada em primeiro lugar entre os cotistas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco, Ana Carolina do Carmo Santos, 17 anos, também vai tentar uma vaga pelo Sisu. A primeira opção no sistema será medicina na UFPE. A segunda opção, medicina na UPE. “Já estou aprovada na UPE, mas vou tentar novamente lá, desta vez pelo Sisu, pois se eu for aprovada por ele, a minha vaga pelo SSA é liberada (para um candidato que está no remanejamento”, disse. Ana Carolina pretende fazer a inscrição no primeiro dia e acompanhar diariamente as notas de corte.
Pode fazer a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020 o estudante que participou do Enem de 2019, obteve nota na redação diferente de zero e não tenha sido “treineiro” (participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2019; não esteja cursando ou não concluiu o ensino médio) no exame. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O período de inscrições vai de hoje até as 23h59 do domingo. O resultado da chamada regular está mantido, de acordo com o site do Sisu, para a próxima segunda-feira. Entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não classificados na chamada regular poderão participar da lista de espera. De 7 de fevereiro a 30 de abril, haverá a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.
Diariamente, durante o período de inscrição, o sistema se encerra e abre na manhã seguinte mostrando a classificação dos candidatos aos cursos pretendidos. Com isso, o candidato consegue monitorar as notas de corte e ver se a sua nota é suficiente para ingressar naquela opção escolhida. Ele tem até o último dia da inscrição para mudar as escolhas. No entanto, antes de fazer as escolhas pela nota de corte, o estudante deve avaliar os cursos que realmente querem fazer e as universidades que realmente cursariam, levando em conta distância da instituição e se pode se mudar para outro estado para estudar. As notas de corte serão divulgadas diariamente, sempre a partir da 0h.
Para se inscrever, o participante deve acessar o site do Sisu. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência; a vagas reservadas de acordo com a lei 12.711, de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
São considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado apenas em sua primeira opção.
Erros na nota do Enem
Após a divulgação dos resultados individuais dos candidatos do Enem 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou inconsistências nas notas de 5.974 participantes, o que representa 0,15% do total de presentes (3,9 milhões) nas provas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os resultados dos candidatos já foram atualizados na tarde dessa segunda (20), na Página do Participante e no aplicativo do Enem.
Os casos de inconsistência na nota do Enem foram registrados em quatro municípios: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. “A discrepância entre o número de acertos e a nota divulgada inicialmente é consequência de uma associação equivocada entre a cor do Caderno de Questões e o gabarito correspondente. Não houve alteração nas notas da redação”, informou o Inep.
“Ao tomar conhecimento da inconsistência, atuamos com transparência e agilidade. Acionamos, imediatamente, a gráfica e o consórcio aplicador para identificação da origem do ocorrido. Montamos uma força-tarefa para que todas as providências fossem tomadas sem prejuízo a qualquer participante e ao cronograma do Sisu”, afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Segundo o Inep, o órgão tomou conhecimento da inconsistência no mesmo dia em que divulgou os resultados, na última sexta-feira. O instituto ressaltou que foi instaurada uma força-tarefa com servidores e colaboradores do Inep, do consórcio aplicador e da gráfica. “Cerca de 300 pessoas atuaram no sábado e no domingo para revisão da base de dados, seguindo processos e parâmetros estatísticos”, informou.
Além da força-tarefa, foi criado um e-mail (enem2019@inep.gov.br) para registro de demandas por revisão das notas, que ficou disponível durante todo o fim de semana, até 10h de ontem, e contabilizou cerca de 172 mil mensagens. O Inep recebeu, ainda, manifestações pelo telefone 0800- 616161. De acordo com o órgão, todas as provas dos 3,9 milhões de participantes foram analisadas

VIA:https://faroldenoticias.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE