V GERES informa sobre vacinação contra Febre Amarela em Garanhuns e região


V GERES informa sobre vacinação contra Febre Amarela em Garanhuns e região
Ministério da Saúde e da SES/PE implatam nova rotina para ampliar cobertura vacinal da população 

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização, ampliou a vacinação contra a febre amarela para os municípios da região nordeste que ainda não faziam parte da área de recomendação de vacinação (ACRV). Desta forma, todo o país passa a contar com a vacina contra a febre amarela na rotina dos serviços. Pernambuco era considerado fora da área de recomendação (ASRV).

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, através da Superintendente de Imunizações e das Doenças Imunopreveníveis, sob a coordenação da Dra. Ana Catarina Melo, apresentou no mês de dezembro, em evento no auditório da V GERES, em Garanhuns, o plano de implantação da vacina na rotina de vacinação no estado. O encontro organizado pela V GERES, sob a gestão de Catarina Tenório, contou com a presença de coordenadores municipais da vigilância em saúde, Imunização, e Atenção Primária em Saúde dos 21 municípios pertencentes à regional de saúde. Garanhuns e Palmares foram escolhidas para começarem a nova rotina.

No início deste mês de janeiro, a V Gerência Regional de Saúde, através do Programa de Imunização, iniciou o abastecimento dos municípios com a vacina, que deverá ser ofertada para as pessoas de nove meses a 59 anos de idade. Gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de vida, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, não há indicação para imunização. O imunizante está disponível para a população diariamente nos postos de saúde, integrando o calendário vacinal, assim como as doses contra doenças como sarampo e caxumba. 

As secretarias municipais são as responsáveis pelas vacinações, e as pessoas podem procurar os postos de vacinação. Além dos municípios da V GERES, aqueles que estão situados na área de abrangência da III GERES, sediada em Palmares, também já podem buscar a vacinação. A previsão é que a vacina esteja à disposição das demais regionais a partir do mês de março.

A ação visa prevenir a população contra a Febre Amarela e impedir seu retorno ao estado. Não há casos registrados desde 1938. 

Para saber mais:
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342

Por Ronaldo Cesar Carvalho
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE