Dois primeiros casos do novo coronavírus são confirmados em PE, diz Secretaria de Saúde


Dois primeiros casos do novo coronavírus são confirmados em PE, diz Secretaria de Saúde

Os dois pacientes viajaram juntos para a Itália, segundo o governo estadual. Até o momento, não há casos confirmados de contaminação local em Pernambuco.

Os dois primeiros casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram confirmados em Pernambuco, ambos pacientes moradores do Recife que estiveram juntos na Itália, informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quinta-feira (12). Na quarta (11), a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia mundial de Covid-19, doença causada pelo vírus.

Na quarta-feira (11), o Ministério da Saúde (MS) confirmou 52 casos da infecção no país. Depois da divulgação do boletim, a Bahia divulgou que seu terceiro caso foi confirmado e, em São Paulo, o Hospital Albert Einstein confirmou mais 16 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Ainda no fim da noite da quarta, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou que mais dois casos foram confirmados. Com isso, o total de confirmações no país pode ser de 73 casos.

Os exames foram realizados no Instituto Evandro Chagas, do Pará. Os pacientes são uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, ambos com histórico de viagem para a Itália. Eles estão internados em uma unidade particular de saúde do Recife e apresentaram febre, tosse e dor de cabeça.

Além de Pernambuco, ao menos oito estados e o Distrito Federal já confirmaram casos da infecção. Nesta quinta-feira (12), foi publicada uma portaria do Ministério da Saúde que define como serão feitos o isolamento e a quarentena para enfrentar a pandemia no país.

De acordo com a SES, o homem está na Unidade de Terapia Intensiva, mas o quadro de saúde é considerado estável. A notificação do casal foi feita no dia 5 de março.

“O fato de o senhor de 71 anos estar na UTI é porque ele apresentou febre. Por isso, achamos melhor colocá-lo numa unidade de UTI com maior monitoramento. Ele está estável, respirando espontaneamente“, disse o infectologista Demétrius Montenegro.

“Dentre os 39 casos suspeitos [no estado] divulgados na quarta (11), havia um paciente que entrou em contato com esses dois pacientes confirmados. Essa pessoa está em isolamento domiciliar. Ainda não temos a transmissão local confirmada. Todos os esforços se mantêm na vigilância“, declarou o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, a pessoa que entrou em contato com o casal infectado é uma mulher de 47 anos, que relatou sintomas como febre. Ela foi classificada como caso provável na quarta (11).

“Nós estamos numa fase em que temos confirmação de vírus importado e estamos monitorando de perto o caso de contato domiciliar“, afirmou Correia, que reforçou a importância de prevenção. “A mais importante medida a ser tomada é a lavagem de mãos. Se os cuidados valem para todos, valem em dobro para as pessoas acimas de 60 anos“, disse.

A ida à Europa foi no dia 17 de fevereiro e a volta ao Brasil foi no dia 29 do mesmo mês.”Também estamos monitorando os contatos dessa senhora [listada como provável]. Esse monitoramento visa flagrar o desenvolvimento da cadeia de transmissão entre essas pessoas”, detalhou o secretário municipal de Saúde.

O casal mora em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A mulher de 47 anos mora no Pina, também na Zona Sul. Não foi identificado outro contato dos dois idosos que apresente sintomas.

Entre o dia 25 de fevereiro e 11 de março, foram 39 casos notificados como suspeitos pelo governo de estadual. As duas crianças que eram casos suspeitos de Covid-19 em Pernambuco tiveram negativos para a doença. Até as 10h, não havia novas notificações.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os pacientes considerados suspeitos têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Portugal, Emirados Árabes, Estados Unidos e Israel.

Via www.didigalvao.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE