V GERES informa sobre antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza



V GERES informa sobre antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

A V Gerência Regional de Saúde, com sede em Garanhuns, informa que, conforme decisão do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será antecipada, iniciando em 23 de março, e não mais na segunda quinzena de abril, como estava programada. As prioridades serão gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, que são mais vulneráveis à doença. 

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, explica a antecipação como estratégia também contra o coronavírus. "Esta vacina não protege contra o coronavírus, é bom ressaltar, contudo, como os sintomas são parecidos com o vírus da Influenza, teremos menos pacientes nos hospitais com suspeitas de coronavírus" - Afirma a gestora, que complementa: "Além disso, vamos ganhar um mês de proteção vacinal antes do inverno, quando há maior incidência de casos de gripes".

A V Regional de Saúde atende 21 municípios do Agreste Meridional, e todos eles receberão as doses da vacina através do Programa Nacional de Imunização. As pessoas devem procurar os postos de vacinação mais próximos de suas residências. Catarina Tenório aproveita para reforçar o convite para vacinação. "Temos também em curso outras campanhas de vacinação, a exemplo do Sarampo, e precisamos que os meios de comunicação e as instituições de saúde estejam em permanente chamado para a população procurar se proteger, procurando os postos de saúde".

SAIBA MAIS

Em 2020, será realizada a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 23 de março a 22 de maio de 2020, sendo 09 de maio, o dia “D” de mobilização nacional. Na ocasião, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 67,6 milhões de pessoas. 

A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas; até o ano de 2019 a vacina estava disponível para os adultos de 60 anos acima.

 Por Ronaldo Cesar Carvalho <voxmultimidia@gmail.com>

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE