Ibope aponta Marília Arraes seis pontos à frente, mas tecnicamente empatada com João Campos, no segundo turno do Recife



Ibope aponta Marília Arraes seis pontos à frente, mas tecnicamente empatada com João Campos, no segundo turno do Recife

A pedido do Jornal do Commercio e da TV Globo, o IBOPE Inteligência realizou, entre os dias 16 e 18 de novembro, a primeira pesquisa do segundo turno sobre as intenções de voto para prefeito de Recife.

Neste momento, Marilia Arraes (PT) registra 45% das menções, enquanto João Campos (PSB) tem 39%.

Apesar da petista estar numericamente à frente na disputa, ela está empatada com o pessebista no limite da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais (p.p.).

Entrevistados que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 15% e os que não sabem ou preferem não responder totalizam 1%.

Melhor performance por grupos

De acordo com o levantamento, Marilia Arraes se destaca entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (54%).

Ademais, as menções a petista evoluem conforme cresce o grau de instrução do entrevistado, visto que conquista 38% entre os menos escolarizados, indo para 49%entre os mais instruídos.

Já as intenções de voto em João Campos aumentam conforme diminui o grau de instrução e renda do entrevistado: tem 52% entre eleitores com ensino fundamental, recuando para 33% entre os que têm ensino superior e obtém 44% entre aqueles cuja renda familiar é de até 1 salário mínimo, indo para 30% entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos.

Além disso, o pessebista tem mais força entre eleitores que avaliam a gestão de Geraldo Júlio como ótima ou boa, registrando 63% neste segmento.

Cabos eleitorais

A desaprovação a Geraldo Julio melhorou dentro da margem de erro, caindo de 58% para 56% neste primeira sondagem após o primeiro turno. O governador Paulo Câmara também melhorou, reduzindo a avaliação negativa de 44% das opiniões de ruim ou péssimo para 40%, agora.

Bolsonaro continua avaliado negativamente, na faixa de 53% das opiniões com uma gestão ruim ou péssima.

Votos válidos

Com este números, a petista teria 53% dos votos válidos e João Campos teria 47%. A conta de votos validos é feita descartando os votos brancos, nulos e os indecisos.

Expectativa de vitória

Para 51% dos entrevistados, João Campos deve vencer a disputa.

Para 42%, Marília Arraes deve vencer.

7% disse não saber ou não respondeu.

Blog: O Povo com a Notícia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE