População de ST recebe novo alerta sobre a Covid






Foto: Breno Esaki/Agência Saúde




As UTIs Covid no HEC (Hospital Geral Eduardo Campos) e do Hospam estão próximas de sua capacidade total, muito embora, em sua maioria, não estejam sendo utilizadas por pessoas de Serra Talhada. Isso ocorre devido o aumento de internamentos de habitantes de outras cidades infectados pela Covid-19 já em estado grave. Em tese, se a demanda por UTIs aumentar dentro da Capital do Xaxado, a população daqui corre o sério risco de não encontrar mais leitos. “Isso muito nos preocupa”, disse a secretária municipal de Saúde Natália Regallato, em live da Prefeitura na noite dessa segunda-feira (14).

Segundo ela, “em Recife e Região Metropolitana já há uma grande espera por leitos de UTI, e o estado já vai habilitar novos leitos. Então, é uma realidade que a gente pensava que não iria voltar, pelo fato dos hospitais de campanha terem sido desativados, mas hospitais de campanha por si só tinham muitos leitos de enfermaria que tratavam os pacientes no início dos sintomas, na fase 1. E o que a gente está percebendo, essa demanda [que vem aumentando] já são pessoas que estão indo para as unidades buscando atendimento já quando essa doença está na fase 2, e na fase 3”.


“Os médicos falam que o agravo da Covid vem sempre depois de 7 dias do início dos sintomas, entre o 7º e o 8º dia”, frisou Natália Regallato, continuando: “Então ainda percebo pessoas, como também recebo denúncias de pessoas que estão com sintomas respiratórios e continuam com a vida normal, indo ao banco, ao supermercado, indo trabalhar… Gente, a gente não está de brincadeira. Aquele sintoma que apareceu naquele dia e no outro dia ele permanece então já é para acender o alerta, não devemos brincar com a Covid, o vírus não cansou de nós”. Serra Talhada amargou duas mortes por Covid, conforme boletim dessa segunda-feira (14) [veja detalhes sobre as vítimas].

LOGO NOS PRIMEIROS SINTOMAS GRIPAIS

“Sintoma da virose do Covid são sintomas gripais, então a qualquer sinal de gripe, o paciente independente de resultado de teste ou de exame, é preciso ser tratado como paciente de covid, mesmo que depois lá na frente chegue o exame negativo, mas o protocolo precisa ser seguido de forma preventiva. A gente precisa que a população colabore e procure [o serviço público de saúde] já no em início de sintoma, pessoal. Em início de sintoma! Acordei com coriza, tosse, dor de cabeça, qualquer coisa estranha relacionada à gripe… Vou esperar aquele dia, não melhorei? Pode procurar o serviço de saúde, procurar o Centro de Covid, é preciso procurar na hora certa, na fase 1. A gente está percebendo que estão esperando agravar para procurar a unidade de saúde”, reforçou a secretária executiva de Saúde, Alessandra Novaes.

Via:https://faroldenoticias.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE