Estudante do IFPE Afogados cria aplicativo para determinar teor de água em sementes


Estudante do IFPE Afogados cria aplicativo para determinar teor de água em sementes

Ferramenta será apresentada no Congresso Brasileiro de Agroinformática

O Estudante do Curso Integrado de Informática do IFPE Afogados da Ingazeira, Érik Alves Almeida, desenvolveu, sob a supervisão do professor Cosmo Rufino de Lima e coorientação do professor Humberto Beltrão da Cunha Júnior, um aplicativo para dispositivos móveis denominado “SementeSuite”. A ferramenta auxilia na determinação do teor de água presente nas sementes, que tem papel importante principalmente na formação e na maturação, sendo necessário sua determinação em todas as etapas do processo de tecnologia de sementes.

Além do cálculo do teor de água, os dados são armazenados no dispositivo do próprio usuário que pode acompanhar, por meio de gráficos, mostrar como tem se dado o comportamento dos experimentos realizados. Os resultados preliminares mostram que a aplicação tem potencial para otimizar as análises feitas em laboratório.

O estudante é bolsista do PIBIC Técnico e está trabalhando no aplicativo, que receberá ainda o aporte de outras variáveis, como o teste de germinação, por exemplo. Essa melhoria permitirá que ela possa ter sua finalidade escalada para além do uso em laboratório. O projeto ainda deve passar pelo processo de registro de software e conta com a colaboração dos professores Pablo Radamés Cabral de França (IFPA, Campus Castanhal – PA) e Fábio José Marques (IFAL, Campus Piranhas – AL).

XIII Congresso Brasileiro de Agroinformática

Com o tema: “SementeSuite: desenvolvimento de uma aplicação móvel para determinação do teor de água em sementes”, o projeto será apresentado na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro), principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, a ser realizado de 10 a 12 de novembro de 2021.

Realizado a cada dois anos, o Congresso tem como objetivo promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, a troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação no setor. Promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), neste ano o evento ocorrerá on-line e sob a organização do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Embrapa Pecuária Sul.

O tema do SBIAGRO 2021 é Inovação Digital e os Biomas: Integrando a Produção Agropecuária à Conservação do Meio Ambiente.







Via e-mail

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE