Blog Benjamin Leite

Finlândia irá se inscrever para entrar na Otan




Finlândia irá se inscrever para entrar na Otan

Em entrevista coletiva neste domingo (15), o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, anunciou que o país irá se inscrever para entrar na Organização do Tratado do Atlântico-Norte (OTAN), aliança militar do Ocidente liderada pelos Estado Unidos. O país já havia divulgado que tinha intenções de ingressar na Otan na última quinta-feira (12). O anúncio da Finlândia veio dois dias após a Suécia anunciar sua entrada formal na organização.

“Esperamos que o parlamento confirme a decisão de solicitar a adesão à Otan. O pedido de ingresso será feito] durante os próximos dias. Será baseado em um mandato forte, com o Presidente da República. Temos mantido contato próximo com os governos dos Estados-membros da Otan e com a própria Otan”, disse a primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, que também estava na coletiva que anunciou o pedido do país para entrada na Otan.

A decisão da Finlândia ignora as ameaças russas de uma possível quebra de aliança em caso de adesão à organização militar liderada pelos EUA. Apesar do pedido ter acontecido agora, o país só deverá ser integrado em alguns meses, já que a legislatura de todos os 30 membros atuais da Otan deve aprovar o movimento.

NEUTRALIDADE MILITAR

A Finlândia é um país não alinhado militarmente com nenhum outro, desde o final da Segunda Guerra Mundial, justamente para manter uma neutralidade e evitar provocações à Rússia, porém a guerra com a Ucrânia foi o estopim para a tomada de decisão em ingressar na Otan. De acordo com o presidente finlandês, em conversa “direta e franca” com Putin, presidente da Rússia, a guerra “alterou o ambiente de segurança da Finlândia”.

Em comunicado, Niinisto ressaltou que tal decisão tem como intuito fortalecer a segurança do país e assumiu suas próprias responsabilidades.

Via opovocomanoticia.blogspot.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

premocil

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE