Fotos: Farol de Notícias / Licca Lima
Médico comenta índices de casos de câncer de próstata em ST
Em Serra Talhada, os números de casos de câncer de próstata não devem ser ignorados e os homens devem mesmo procurar prevenir a doença. O Farol de Notícias em seus 12 anos apoia a causa do Novembro Azul para trazer informação e incentivo para a saúde da população.
Em conversa com urologista, Dr. Luiz Pinto, que conta com mais de 40 anos de experiência na medicina, ele comentou que em sua clínica, que é integralmente expecializada nos cuidados com a próstata, a cada 100 pacientes 20% apresentam tumores malígnos e 80% benignos.
“Os pacientes de câncer tem que fazer acompamento por toda a vida, esse número em muitos meses chegam a subir para quase um terço dos pacientes que retornam para consultas. Os pacientes de tumores benignos são operados, se curam e vão embora. No entanto, não costumam retornar anualmente”, alertou Dr. Luiz.
Na cidade e região, entre os casos que atende, pelo menos um terço dos novos pacientes que chegam ao seu consultório, que representam um índice de 8 a 10% de diagnósticos de câncer de próstata, com o tratamento adequado conseguem manter uma sobrevida de pelo menos 10 anos.
“Vale lembrar que numa família que não tem casos de câncer o número é de 6 a 8%, e quando a família tem casos de câncer de próstata o número varia para 16 a 20% de probabilidade dos irmãos, primos e filhos terem a doença”, analisou.
Via faroldenoticias.com.br