Mãe e filha morrem após deslizamento de barreira e mulher é eletrocutada; sobe para seis número de mortes por causa das chuvas no Grande Recife


G1.

A chuva forte que atinge o Grande Recife há dois dias provocou um deslizamento de barreira no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, na Zona Norte da capital pernambucana, nesta quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, duas pessoas morreram: mãe e filha (veja vídeo acima).

Além disso, uma mulher de 24 anos morreu após sofrer um choque elétrico, na noite da quarta (5), em Paulista. Com isso, subiu para seis o número de mortes por causa de acidentes provocados pelas chuvas.

As mulheres que morreram após o deslizamento de barreira no Passarinho foram Maria da Conceição Braz de Melo, de 51 anos, e Nicole Melo Braz de Souza, 23 anos.

As mortes foram confirmadas pelo prefeito João Campos (PSB). Em entrevista ao vivo no Bom Dia Pernambuco, ele disse que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu um chamado para socorrer as vítimas às 2h15 desta quinta-feira.

"Foi identificado o deslizamento numa casa que é térreo mais um [andar]. E a parte de baixo, na área do quarto, que fica próximo à área da encosta, duas pessoas estavam na casa. Mãe e filha", afirmou o prefeito do Recife.

Vizinhos das vítimas contaram à TV Globo que ouviram um estrondo durante a madrugada e, ao verem os destroços da casa, acionaram o Corpo de Bombeiros, que enviou ao local cinco viaturas por volta das 4h. Os corpos das duas mulheres foram encontrados por volta das 6h30.

"O pessoal foi me chamar, bater na minha casa, e a gente foi tentar fazer algum resgate. Sem possibilidade devido ao muito acesso de barro, árvores, bananeiras, a gente não tinha acesso para chegar. Inclusive lá na hora, com muita chuva, ficou difícil", contou um dos vizinhos, identificado apenas como Jailson.

Segundo ele, a mãe trabalhava como enfermeira e era irmã de um comerciante da comunidade. "A barreira, quando caiu, era no primeiro andar. Aí derrubou as duas laterais, os dois quartos, mãe e filha em cada quarto", disse o vizinho.

Esta não é a primeira vez que há mortes provocadas por deslizamentos de terra no Córrego da Bica. Em julho de 2019, o casal de idosos Natalicio Vicente da Silva, de 69 anos, e Ivonete Maria da Silva, de 63, morreu depois que a casa onde eles moravam foi atingida por uma barreira que desmoronou.

De acordo com o representante da Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar, há mais de 400 imóveis que passam por análise de risco na localidade onde fica a barreira que desabou.

"[O deslizamento] muda todo o cenário. A gente precisa fazer uma reavaliação em muitos outros locais. E nessa reavaliação, a gente pede que a população nos atenda, siga as nossas orientações", afirmou Cássio Sinomar.

Este é o segundo dia de fortes chuvas no Grande Recife. No início da manhã desta quinta, a prefeitura da capital renovou o estágio de "alerta máximo" para ocorrências relacionadas ao acúmulo de água. A orientação é que as pessoas só saiam de casa se houver risco de deslizamentos de terra, inundações ou desabamentos.

"Esse alerta da prefeitura é não apenas com base na precipitação futura, mas, principalmente, em virtude do acumulado de chuva, que a gente já passa de um pico de 187 milímetros em 24 horas. Isso é muito acima do esperado para todo o mês de fevereiro", disse João Campos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE