quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A falta que faz a Transnordestina ao Porto de Suap


A falta que faz a Transnordestina ao Porto de Suape

A conclusão da Ferrovia Transnordestina poderia contribuir para a geração de postos de trabalho e novos negócios no Porto de Suape. “Num momento como esse, o desemprego gerado pelos estaleiros seria atenuado, porque existiriam outras opções de negócios e empregos. A nossa estimativa é de que haveria um crescimento de 15% sobre o número de contêineres movimentados atualmente em Suape só nos dois primeiros anos após a linha férrea entrar em operação”, afirma o professor de Logística e Administração da UniFBV Wyden Paulo Alencar. Isso significaria um acréscimo de 70 mil contêineres (de 20 pés) na movimentação do porto pernambucano.

Em 2017, esse tipo de carga movimentou cerca de 464,4 mil TEUs, medida que indica um contêiner de 20 pés. “Atualmente, uma parte da carga de contêiner não escoa por Pernambuco por que não há ferrovia”, conta Paulo, acrescentando que a Ferrovia Transnordestina é vital para Pernambuco e principalmente para Suape escoar produtos para o Brasil e o exterior. Ele cita como exemplo as frutas do Vale do São Francisco. Lá é comum grandes empresas não enviarem um contêiner ao exterior pelo Porto de Suape, dividindo o escoamento da produção entre os Portos de Pecém, próximo à Fortaleza, e o de Salvador, na Bahia.


Todos os grandes portos do mundo recebem cargas de ferrovias, que podem transportar grandes volumes de uma única vez. A Transnordestina está em obras desde 2006 e consiste na construção de uma linha férrea de 1.753 quilômetros que começa na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, e segue até os portos de Pecém e de Suape. Inicialmente, o empreendimento deveria ter sido concluído em 2010. Agora, a previsão é que o trecho da Transnordestina que chega até Suape só fique pronto em 2027 num relatório apresentado pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA) – empresa responsável pela obra – na Câmara dos Deputados em novembro último. O evento não contou com a participação de qualquer parlamentar pernambucano. Ainda de acordo com esse documento, a parte da ferrovia que vai até Pecém ficará pronta em 2021.


“A Transnordestina corta a espinha dorsal da logística de Pernambuco. A ferrovia é um meio de transporte com um custo mais baixo. Isso vai trazer um grande impacto principalmente ao Porto de Suape, onde poderiam ser processados grãos, minérios, sendo escoados posteriormente para os Estados vizinhos e exterior”, conta o consultor de empresas e professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Écio Costa. Ele também comenta que é “prejudicial” para a economia e o consumidor concentrar toda a distribuição de produtos de uma região inteira, como é o caso do Nordeste, nas rodovias, lembrando o caos que foi a greve dos caminhoneiros que ocorreu em maio último.


Blog: O Povo com a Notícia
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE

AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE
AUGUSTO CÉSAR: DEPUTADO ESTADUAL-PE DO LITORAL AO SERTÃO PERNAMBUCO FONTE

PREMOCIL

PREMOCIL
Construindo sonhos

Nildo da Sprinter - Flores - PE

Nildo da Sprinter - Flores - PE
TEL: (87) 99933-8989 (87)981225014

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

MOVELAR

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog