Criança de Boa Ventura diagnosticada com câncer no sangue espera por doador de medula
Mãe luta contra a leucemia ao lado da única filha (Foto: Portal BV Online)
A pequena Hillana Emiliano Deotado, de 10 anos, tem enfrenta uma situação difícil. Faz três anos e seis meses que ela foi diagnosticada com câncer no sangue e precisa passar por um transplante de medula para ficar curada.
De acordo com a mãe da crianças, a funcionária pública Williana Emiliano, a menina faz tratamento desde quando descobriu a doença. “Teve um período que ela retornou para casa, estava boa, se recuperando bem, mas a leucemia voltou”, lamentou a mãe.
Agora, por se tratar de uma recaída do câncer, ela está na fila de espera aguardando um doado compatível para ser transplantada.
Atualmente, Hilanna está internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Recife, no estado do Pernambuco.
Williana mora com a filha única em Boa Ventura, ela teve que se afastar do trabalho para se dedicar totalmente a pequena.
O que é Leucemia?
Leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue conhecidos como leucócitos. A doença começa quando algumas dessas células sofrem mutações e começam a se multiplicar de forma descontrolada na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais.
A medula óssea, também conhecida como tutano, é o local no interior do osso onde são formadas as células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas).
A leucemia caracteriza-se pelo acúmulo de leucócitos jovens anormais na medula óssea, que substituem as células normais do sangue. A doença pode ser classificada como aguda ou crônica, dependendo da velocidade de agravamento. (Pesquisa, em: https://medicoresponde.com.br/o-que-e-leucemia/)
Fonte: Geverton Martins/Portal BV Online