sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Com sinalização ao governo, empresa vai retomar obras da Transnordestina


Com sinalização ao governo, empresa vai retomar obras da Transnordestina

Para dar garantias ao governo federal de que tem interesse em continuar as obras da ferrovia Transnordestina, a Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa privada do grupo CSN, irá investir este ano R$ 200 milhões nas frentes do projeto ferroviário que corta os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. De acordo com o presidente do Porto de Suape (um dos destinos da Transordestina), na próxima semana a empresa irá apresentar o detalhamento do cronograma de investimento, mas em Pernambuco o montante repassado será menor do que o do Ceará, em função da infraestrutura já instalada naquele Estado.

O aporte que será feito este ano serve, segundo Cerquinho, como uma “prova de boa vontade” da empresa, que teve a concessão do projeto ameaçada pela possibilidade de caducidade. “As obras começam nas próximas semanas nos trechos do Ceará e Piauí. Já em Pernambuco será contratada empresa para dar início a um pequeno trecho da obra até o final de outubro”, detalha o presidente do Porto de Suape, que esteve com o presidente da TLSA, Jorge Mello. Para acompanhar o andamento do investimento, um grupo de trabalho com representantes de Suape e da TLSA será criado.

Passos Lentos:

Embora seja um passo importante para sinalização da retomada da Transnordestina, essa espécie de investimento de garantia é pequeno frente à magnitude do projeto. A ferrovia foi iniciada no ano de 2006, ao custo inicial de R$ 7,5 bilhões, mas chegou a 2019 com seu valor revisado para R$ 13, 4 bilhões e previsão de conclusão para 2027. Por determinação do TCU, as obras estão paradas desde o início de 2017 e a remodelagem dos aportes públicos só deverá ser discutida em 2020.

Com 1,7 mil km de extensão em linha principal, a ferrovia deveria passar por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Segundo relatório do TCU, já foram consumidos mais de 80% do orçamento inicial, mas o avanço físico da parte superior da estrutura da ferrovia está abaixo dos 42%.

Por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura disse que “as negociações entre a concessionária e o governo federal estão avançando. Quanto a um eventual acordo, ainda não há definição”. Já a CSN não se pronunciou sobre o investimento até o fechamento desta edição.
Via Blog do Jamildo
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