terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Cama abandonada em estacionamento na Inglaterra pertencia a Henrique VII


Cama abandonada em estacionamento na Inglaterra pertencia a Henrique VII

Depois de nove anos de pesquisas, especialistas chegaram à conclusão de que o móvel foi encomendado para o casamento do rei inglês no século 15
A cama tem 1,67m de largura, 1,98m de comprimento e 2,74m de altura (Foto: Divulgação/The Langley Collection) 

O rei Henrique VII nasceu em 1457 e morreu em 1509 (Foto: Wikimedia Commons) 
Comprar e vender móveis antigos é uma atividade rotineira na vida do inglês Ian Coulson. Acostumado a repaginar artigos centenários, não desconfiou quando arrematou uma cama vitoriana por 2200 libras em 2010. “Nessa fase, eu pensei que fosse um exemplo supremo do movimento Artes e Ofícios [estética artística do século 19]”, disse ele em entrevista à National Geographic. Mas, quando examinou com mais calma, percebeu que o móvel era mais antigo do que imaginava.
Alguns sinais e marcas na madeira indicavam que a cama não havia sido esculpida com serras mecanizadas do século 19: os detalhes entalhados pareciam ser esculpidos com ferramentas manuais medievais e, apesar de o móvel ter sido usado em um hotel e depois abandonado num estacionamento na cidade de Chester, na Inglaterra, seu estado de conservação estava bem abaixo do esperado para um artigo de 150 anos.
Com a pulga atrás da orelha, Coulson resolveu investigar e se reunir com um grupo de especialistas para descobrir a verdadeira idade da cama. Depois de nove anos, chegaram à conclusão de que o móvel havia sido encomendado em 1486 para o casamento do rei inglês Henrique VII com Elizabeth de York. A união foi a responsável por colocar fim à Guerra das Rosas, um conflito civil que durou quase três décadas.
Talhados na madeira, os brasões reais e as rosas que simbolizavam as famílias dos noivos levam a crer que a cama realmente foi construída há mais de 500 anos. “Você tem os brasões reais, a cruz de São Jorge, as rosas das casas de Lancashire e York, símbolos de fertilidade, como a bolota [fruto do carvalho]. Quem quer que tenha esculpido isso, tinha uma compreensão profunda da iconografia da época. É difícil imaginar alguém vindo depois, esculpindo essa cabeceira e simplesmente acertando tudo”, disse o historiador Jonathan Foyle.
Se for verdade, trata-se de uma raridade: segundo os especialistas, não há registros de nenhum móvel da época de Henrique VII que tenha sobrevivido à Guerra Civil Inglesa, no século 17.
Alguns fatores, porém, ainda impedem que alguns pesquisadores tenham certeza sobre a origem do móvel. Isso porque o verniz utilizado na peça não permitiu que os testes de datação por carbono fossem feitos. A dedução por meio dos padrões de anéis da madeira também foi inconclusiva. Apesar disso, Coulson segue acreditando na sua hipótese: “Se esta não é a cama real, o que mais pode ser? Até agora ninguém inventou possibilidades convincentes”.
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

FARMÁCIA VIVA

FARMÁCIA VIVA
FLORES-PE

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

PREMOCIL

PREMOCIL
Av. João Gomes de Lucena ,3762 –São Cristóvão Serra Talhada-PE Cep:56912-000 (87) 3831-6149 (87) 999330528

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

CICLO BIKE MOTO PEÇAS

CICLO BIKE MOTO PEÇAS
TUDO PARA SUA BICICLETA E PEÇAS PARA MOTO. SERVIÇOS GERAIS DE BICICLETA E MOTOS, RUA 13 DE MAIO, Nº 110 / CENTRO / SERRA TALHADA - PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog