De máscara e luva, pilotos brasileiros atuam como ‘fiscais’ do coronavírus em voos na China


De máscara e luva, pilotos brasileiros atuam como ‘fiscais’ do coronavírus em voos na China

A epidemia de coronavírus que se alastrou pela China e já alcançou 21 países vem mudando a rotina de um pequeno grupo de brasileiros do outro lado do mundo. Pilotos que deixaram o Brasil em busca de uma oportunidade no país asiático tiveram sua escala de voos reduzida e adotaram máscara e luvas como acessórios essenciais de trabalho. 

Ao lado de comissários, eles também atuam como uma espécie de fiscal do governo nos voos, avisando as autoridades locais quando alguém tosse ou espirra no avião. Passageiros com suspeita da doença são imediatamente inspecionados nos aeroportos.

Com passagem pela Varig e pela TAM, Fabio D’Andrea, de 54 anos, é um dos muitos comandantes brasileiros que decidiram fugir da crise do setor de aviação no Brasil e se arriscar em ares chineses. Em 2017, mudou-se com a família para Macau, ex-colônia portuguesa e hoje região autônoma da China. 

De lá para cá, trabalha na Air Macau. Fazia voos semanais lotados para metrópoles como Pequim e Xangai. Na última quinta-feira, o voo que faria para a capital chinesa foi cancelado. Acabou sendo convocado para um que partiria de Macau para Nanquim, no leste da China.

No comando de um Airbus 321, com 180 poltronas, transportou apenas oito passageiros. No retorno, foram 32. Por orientação da Air Macau, não foi servida comida quente — para evitar manipulação de alimento e o possível contágio pelo coronavírus — e toda a tripulação usava máscara e luvas. 

“Se os comissários desconfiam de que algum passageiro apresenta sintomas da doença, eles nos avisam e nós sinalizamos às autoridades”, contou D’Andrea, impressionado com o baixo fluxo de turistas em pleno Ano Novo Lunar chinês. Macau é uma espécie de Los Angeles da China, com muitos cassinos e hotéis. Mas o número de visitantes tem caído nos últimos dias.

Segundo a imprensa local, a região autônoma recebeu 1.700 pessoas de Wuhan, epicentro da epidemia, desde o último sábado, início do feriadão do Ano Novo Lunar.

Com a disseminação do coronavírus, o governo regional as convidou a sair de Macau ou ficar em isolamento. Chegou a reservar hotéis exclusivamente para hospedá-los.

Blog: O Povo com a Notícia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE