segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

UFPE oferece ultrafreezers para por vacina








Do Folhape
Foto: Divulgação/Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou, nesta segunda-feira (11), que ofereceu à União e ao Governo de Pernambuco infraestrutura com oito ultrafreezers e dez câmaras frias para armazenar cerca de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19.

Segundo a instituição, os ultrafreezers de 728 litros podem atingir temperaturas de até -80ºC e são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já as câmaras frias podem acondicionar as vacinas entre 2ºC e 8ºC. A rede deve ser disponibilizada pela UFPE até fevereiro.


A infraestrutura para armazenamento das doses das vacinas contra a Covid-19 é um dos maiores desafios logísticos das campanhas de vacinação em massa contra a doença em todo o mundo. Isso porque a maioria dos imunizantes em produção demanda baixas ou baixíssimas temperaturas. A vacina produzida pela Pfizer/Biontech, a primeiro a ser distribuída no mundo ocidental, por exemplo, deve ser guardada a -70ºC.

Ministério da Saúde anuncia que distribuirá vacina do Butantan a todos os estados
A UFPE encaminhou ofício com a oferta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; à superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Paula Amorim Batista; ao governador do Estado, Paulo Câmara; e ao secretário estadual de Saúde, André Longo.

O documento é assinado pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, que colocou a instituição à disposição para visitas, agendas, grupos de trabalho e reuniões que sejam necessárias.

“No prédio que atualmente sedia o Laboratório de Campanha de Diagnóstico da Covid-19, no campus da UFPE, há salas apropriadas e disponíveis que poderão receber, no total, 22 ultrafreezers, com condições adequadas de biossegurança, bem como climatizadores, estabilizadores e gerador de energia”, informa o reitor Alfredo Gomes, no ofício.


Em dezembro, após reunião com Pazuello, Paulo Câmara anunciou que o Recife será um dos polos nacionais de distribuição da vacina. Na ocasião, o governador havia informado que a infraestrutura do Estado está à disposição do Governo Federal para execução do plano nacional de vacinação.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a UFPE já realizou mais de 64 mil testes diagnósticos do tipo RT-PCR para 128 municípios pernambucanos, o que, ressalta a universidade, reforça o papel da instituição no enfrentamento à pandemia.

”Cabe ressaltar a capacidade institucional para o armazenamento de insumos estratégicos para a saúde que demandam temperaturas reduzidas, posto que algumas vacinas requerem atenção especial para seu armazenamento e logística, a exemplo da Pfizer-BioNTech Covid-19, da vacina Sinovac/Instituto Butantan, Moderna e AstraZenca/Oxford”, reforça o reitor no ofício.

Via:https://faroldenoticias.com.br/
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

PREFEITURA DE FLORES-PE

PREFEITURA DE FLORES-PE
MAIS TRABALHO, PROGRESSO E UNIÃO

FARMÁCIA VIVA

FARMÁCIA VIVA
FLORES-PE

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

PREMOCIL

PREMOCIL
Av. João Gomes de Lucena ,3762 –São Cristóvão Serra Talhada-PE Cep:56912-000 (87) 3831-6149 (87) 999330528

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog