NOTA DE PESAR: José Severino do Nascimento

 

 Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de José Severino do Nascimento, popularmente conhecimento como Zé de Severino, a principal liderança da comunidade do Caldeirão dos Bois, uma das 5 que compõem o conjunto de famílias daquela região.

Conheci Zé há pouco tempo, mas puder perceber facilmente sua seriedade e firmeza em seus valores. Ele sempre esteve à frente das ações comunitárias que foram desenvolvidas em Flores nas últimas décadas, defendendo com toda coragem e determinação os moradores, famílias e agricultores de sua região, sobretudo como representante da Associação dos Moradores Luiz José do Nascimento do Caldeirão dos Bois, e com presença constante no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Flores, sendo um dos fundadores do CONDRESF no ano de 1997.
.
Como liderança política, Zé de Severino nunca disputou pleito eletivo, porém sempre esteve na luta desde a eleição de 1988, até a de 2020 defendendo uma única bandeira: um projeto de bem-estar social para Flores e, principalmente, para o povo de sua terra.
.
Sua luta intensa, constante e valente foi pela água, desde a implantação dos poços de Roças Velhas até a perfuração de 2 poços artesianos de alta profundidade em território de sua propriedade, doado oficial e gratuitamente ao segmento público no Sítio Mereré, para atender às famílias daquelas cinco comunidades. Seu maior sonho era implantar um sistema de distribuição de água em cada uma das mais de 200 residências daquelas localidades.
.
Como líder comunitário, foi presidente da Associação dos Moradores Luiz José do Nascimento, por meio da qual foi defensor incansável da reforma da Escola da Comunidade do Cadeirão dos Bois, assim como da construção da Capela local. Deixa-nos aos 70 anos, surpresos e perplexos. Mas deixa um legado incalculável de ideias e um mundo de sugestões para que possamos realizar seus sonhos pelo bem do povo de Flores e daquelas comunidades que, de alguma forma, ficam órfãs de um dos maiores líderes políticos que Flores já conheceu em toda sua história.
.
Aos familiares, nosso abraço fraterno, sentido e respeitoso. Aos amigos e conterrâneos das cinco comunidades: Caldeirão dos Bois, Barragem do Mel, Riacho da Onça, Gabriel e Baixa da Torre, a privilegiada certeza de que ali nasceu um líder comunitário valente, forte e destemido. E a você, Zé, nossa reverência, para quem tiramos o chapéu e agradecemos a Deus por nos ter dado tão belo exemplo de perseverança e dignidade.
.
Descanse em paz, companheiro! Vamos seguir sua luta sempre!
Vereador Pablo Andrada.

Via www.facebook.com de Pablo Andrada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE