sábado, 8 de janeiro de 2022

Petrolina confirmou o primeiro caso de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus.







Nesta sexta-feira (07), a circulação da variante Ômicron, da Covid-19, foi detectada em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A confirmação veio após análise realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) que teve acesso a material biológico de pacientes que testaram positivo para a doença.


Ao todo, de 80 amostras, coletadas entre o final de novembro até dezembro de 2022, 21 (26%) faziam parte da linhagem ômicron.


De acordo com a SES-PE, os pacientes, que realizaram testagem entre 15 e 31 de dezembro, são da Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão do São Francisco, além de Fernando de Noronha. Nas outras 59 (73%) amostras foi detectada a variante Delta.

“A introdução desta variante nos traz uma preocupação adicional por conta do seu maior potencial de contaminação. É preciso, então, que todos tenham consciência que a Covid-19 ainda é uma ameaça e que nossa principal aliada para a proteção da vida são as vacinas. Contra a Ômicron, ter apenas 1 dose é o mesmo que estar desprotegido. Precisamos de ao menos duas doses, mas ainda temos mais de 500 mil pessoas com esta 2ª dose em atraso, portanto, com risco agravado de contrair a forma grave da Covid-19″, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva.

O gestor ainda reforçou a importância da dose de reforço, principalmente em idosos e pessoas com doenças pré-existentes. “Aqui em Pernambuco, 40% dos idosos que tomaram as duas primeiras doses ainda precisam tomar esta dose de reforço para ter uma proteção mais robusta contra a variante ômicron. As vacinas são seguras, eficazes e evitam mortes”, frisou o secretário, lembrando que os imunossuprimidos graves têm o esquema básico com três doses mais uma de reforço.

Sobre os casos de ômicron registrados no Estado, 14 foram em pessoas em Recife. As cidades de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Frei Miguelinho, Garanhuns Lagoa Grande, Petrolina e Fernando de Noronha, contaram com um caso cada. Os pacientes tinham entre 1 e 67 anos. As faixas etárias são: 0 a 9 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (4), 40 a 49 (6), 50 a 59 (2) e 60 e mais (3).

1º caso em Petrolina

Além disso, nesta sexta-feira (07), a cidade de Petrolina, no Sertão Pernambucano, confirmou o primeiro caso de infecção pela variante ômicron do novo coronavírus.

A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município. A paciente é uma mulher, de 63 anos, com comorbidades e esquema vacinal completo.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, a paciente que foi diagnosticada com a doença já cumpriu o período de isolamento domiciliar. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 22 de dezembro de 2021, de forma leve.

A paciente não possui histórico de viagens, mas teve contato com familiares do estado de São Paulo e da Paraíba. Nenhum familiar apresentou sintomas. Com informações do G1 e da Folha Pernambuco
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

PREMOCIL SERRA TALHADA-PE

PREMOCIL SERRA TALHADA-PE
PREMOCIL CONSTRUINDO SONHOS

PREFEITURA DE FLORES-PE

PREFEITURA DE FLORES-PE
MAIS TRABALHO, PROGRESSO E UNIÃO

FARMÁCIA VIVA

FARMÁCIA VIVA
FLORES-PE

BLCONSTRUÇOES

BLCONSTRUÇOES
SÃO JOÃO DOS LEITES, FLORES-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALHADA-PE
SERTAMOL HONDA Matriz Av. João Gomes de Lucena, 4743, São Cristóvão - Serra Talhada - PE (87) 3831-2380/2226. Filial Sertamol Honda Rod. PE 320, Nº 1594 Carnaíba - PE Fone: 9957-0051/9957-0068 ...

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO FLORES-PE

FARMÁCIA PRONTO SOCORRO 100 ANOS ZELANDO POR SUA SAÚDE.MEDICAMENTOS HUMANOS E VETERINÁRIOS. TRAV. MANUEL QUIDUTE SOBRINHO - Nº18 FLORES-PE . ORG = GUILHERME ANDRADA.

CURTA NOSSA PÁGINA

ABLOGPE


Arquivo do Blog