Cientistas encontram novo tipo de ebola em morcegos que pode saltar para humanos





Cientistas encontram novo tipo de ebola em morcegos que pode saltar para humanos

Pesquisadores já analisam possibilidades de tratamento para a possível doença.

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA encontraram em um morcego um novo tipo ebolavírus, chamado de vírus Bombali. A descoberta foi relatada em um estudo, ainda em revisão por pares, que foi submetido à revista científica Cell Press.

A preocupação dos cientistas se justifica porque os morcegos são hospedeiros de doenças que podem saltar de animais para humanos, o que é chamado de doença zoonótica.

Uma das principais teorias de surgimento da Covid-19 é que o coronavírus tenha passado de um morcego para humanos. Outro exemplo de doença zoonótica conhecida é a gripe suína.

Existem seis espécies conhecidas de ebolavirus, porém a mais conhecida é o vírus Ebola. Há 40 anos, o patógeno circula pela África Oriental e Central, provocando, de tempos em tempos, surtos que se mostram fatais quando ganham grande escala. Mas em 2014, o Ebola se tornou popular e matou milhares de pessoas.

Até dois terços dos infectados pelo Ebola entre 2014 e 2016 morreram da doença, e outros ebolavírus são igualmente mortais. Portanto, embora o vírus Bombali ainda não tenha chegado aos humanos, os pesquisadores queriam ter uma ideia de como poderíamos lidar com um surto se ele conseguisse eclodir.

Obviamente, a primeira coisa a verificar é se a doença pode realmente infectar humanos — caso contrário, não há necessidade de se preocupar — então os pesquisadores analisaram como o vírus Bombali interage com o sistema imunológico humano. Depois de isolar o vírus por meio de um processo de genética reversa, eles o expuseram a macrófagos humanos – glóbulos brancos que “comem” organismos invasores como vírus.

Por Didi Galvão

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE