O professor, florense, Gustavo Santos Bezerra e docente da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, conquistou o Prêmio Educador Nota 10, o mais importante reconhecimento da Educação Básica no Brasil, no eixo Sustentabilidade.
A Cerimônia de Premiação da 27ª edição do prêmio aconteceu nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), reunindo educadores de todo o país.
O projeto vencedor, intitulado “Dos resíduos aos recursos: Proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá”, foi desenvolvido na disciplina “Construções e Invenções Sustentáveis” e apresenta soluções criativas para o reaproveitamento de resíduos da mandioca, como a manipueira e as cascas, transformando-os em materiais úteis, a exemplo de blocos de construção, vinagre, biodigestores, madeira ecológica, plástico biodegradável e filtros.
A iniciativa nasceu da vivência do professor e dos alunos com a comunidade quilombola do Caroá, em Carnaíba, e se destacou por unir ciência, inovação e responsabilidade ambiental.
Via juniorcampos.net
