Família Simão e Marques


Família Simão e Marques

O ano de 1940 foi rodeado de fatos interessantes que marcaram o Brasil e o mundo, pois bem a história de nossa família com certeza começa bem antes desta data, mas para não nos estender muito vamos focar a partir deste ano.

Em 1940 a Europa já estava em guerra, foi o ano em que a Alemanha atacou Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e França, já no Brasil foi o ano em que o Governo de Getúlio Vargas criou o salário mínimo e o autódromo de Interlagos foi inaugurado em São Paulo, Pernambuco era governado por Agamenon Magalhães. Nesta época não existia televisão, pois a estreia da TV no Brasil foi somente a partir dos anos 50, para ouvir musica ou notícias só era possível através de rádio a pilha e se tivesse sorte de encontrar sinal, vitrola e disco de vinil era um luxo até mesmo para as famílias mais abastadas e esse não era o caso dos Simão e Marques.

Para contar a história dos Simão e Marques temos de falar do Sr. Antônio Simão Nunes que era de família de agricultores do sertão Pernambucano tendo como pais João Simão Nunes e Antônia Teodoro Ramos, moravam mais especificamente na região entre Flores e Serra Talhada, e no ano de 1940 casa-se com Aurora Maria Nunes filha do Sr. Gustavo Marques dos Santos, desta união nasce 8 filhos, destes somente 3 se criaram. O 1º casamento do Sr. Antônio dura até o começo dos anos 50, nesta época a Sra. Aurora veio a falecer. Alguns anos depois o Sr. Antônio casa-se com a Sra. Isaura Maria da Conceição também filha do Sr. Gustavo Marques, deste casamento o Sr. Antônio teve mais 18 filhos, porém somente 9 se criaram.

Os Marques desta época que podemos citar é o Sr. Gustavo Marques dos Santos casado com a Sra. Maria Francelina da Conceição, eles tiveram 22 filhos, dentre eles Isaura e Aurora, dos Filhos do Sr. Gustavo 15 se criaram e os demais morreram ainda pequenos. 

Muitas décadas depois mais propriamente no ano de 2016 alguns descendentes dos Simão e Marques encontram se em meio a uma pequena desavença. Aurora mais conhecida como Lozinha estava de viagem marcada junto com José do Nascimento (Déda) para o Pernambuco. No dia anterior a viagem ela veio para passar a noite no Déda, pois cedinho tinham que estar no aeroporto de congonhas, a maioria dos filhos da Sra. Isaura estavam presentes nesta ocasião, sendo assim a Lozinha não viu necessidade de ir até a casa do Gustavo que é próxima a residência do Deda, o que acabou gerando um certo desconforto.

_Como ela pode ir na casa do Déda e não vir na minha, agora quando eu for no Itaim Paulista vou na casa da Cida, do Cícero, onde for, mas não passo na casa dela, enquanto ela não vier aqui, dizia o Gustavo pelos cantos. Cícero que é neto de Antônio Simão, logo que soube da confusão resolveu brincar com o fato e foi logo falando, bom vamos reunir toda a família inclusive a Lozinha e ir para casa do Gustavo, todos acharam a ideia interessante, mas queriam arrumar uma data que não fosse tão próxima, mas também não podia ser tão distante por conta do fim do ano, então bateram o martelo estipulando que todo ultimo domingo de novembro teríamos um encontro na casa do Gustavo, para que nunca mais ele fale que os parentes não vão a sua casa. Nestes encontros é quando conseguimos conhecer ou rever familiares, um exemplo disso são os filhos do Sr. Gustavo Marques que atualmente são 7 vivos e puderam se encontrar no 3º encontro, são eles José Marques, Francisco e Enoque que vieram de Rondônia, Miguel e Isaura que vieram de Pernambuco, França e Elias que moram em São Paulo, dos 7 tem deles que não se viam a mais de 65 anos, outros a mais de 40, isso acaba tornando cada encontro único e emocionante para toda a nossa família.

O 1º encontro foi organizado em menos de 3 meses conseguindo juntar 152 membros da família e ocorreu no dia 27/11/2016, já o 2º contou com 253 e o 3º foram nada menos que 328, temos como meta este ano de 2019 juntar mais de 400 familiares. As festas são organizadas por Déda, Gustavo, Antônio Ramos, José Batista, Cicero, Damião e Tio Chico, eles contam também com eventuais participações de outros familiares, é garantido sempre churrasco, cerveja, refrigerante, música ao vivo e muita história dos nossos familiares mais antigos.


Via web.whatsapp.com











Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Sertamol Honda Serra Talhada-PE

SERTAMOL HONDA SERRA TALAHADA-PE